O Rendimento Social de Inserção é uma nova medida de politica social, radicada num direito universal, de independência monetária, consubstanciada através de uma prestação mensal alicerçada numa dimensão de inserção social negociada e numa responsabilização colectiva.
É uma medida que concede ao indivíduo um direito personalizado que não lhe pode ser negado, desde que este se comprometa e declare estar disponível para um percurso de inserção social.
A Fundação COI estabeleceu um protocolo com o Centro Distrital de Setúbal do Instituto de Segurança Social, no âmbito do seu trabalho de parceria com o Núcleo Local de Inserção de Palmela.
Através deste protocolo a Fundação COI propôs-se desenvolver acções de acompanhamento do Rendimento Social de Inserção, tais como: elaboração de informação social e relatórios sociais, negociação e elaboração do Programa de inserção, acompanhamento e avaliação dos programas de inserção dos beneficiários desta medida.
Âmbitos de Acção
O protocolo da Fundação COI abrange os beneficiários de Rendimento Social de Inserção das Freguesias de Pinhal Novo e Poceirão, num total de 170 famílias.
Este trabalho foi iniciado em Abril de 2005 na freguesia do Pinhal Novo tendo sido alargado em Outubro de 2007 à freguesia do Poceirão, sendo realizado por uma equipa composta por duas Assistentes Sociais, uma Psicóloga e cinco Ajudantes Familiares.
Os atendimentos sociais às famílias de RSI, realizam-se nas Instalações da Junta de Freguesia de Pinhal Novo e Poceirão, sendo que a continuidade deste trabalho é realizada no Gabinete de Apoio à Comunidade da Fundação.
DOWNLOAD DE DOCUMENTOS:
Plano de Atividades