casaabrigodoloresDia 8 de março de 2013 a Fundação COI inaugurou a primeira casa abrigo para mulheres em risco do Concelho de Palmela

A Comunidade de Inserção é um equipamento social que visa proporcionar condições básicas de sobrevivência, prestar apoio psicológico e social, e promover o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de mulheres, grávidas e mães em situação de desproteção social, com vista à sua progressiva inserção social e equilíbrio familiar.

Perante a ausência de uma resposta social no Concelho de Palmela que colmatasse a problemática da inserção social de mulheres em situação de exclusão ou de marginalização social, a Fundação COI adquiriu e remodelou uma moradia, perfeitamente inserida na malha urbana da Vila de Pinhal Novo, com capacidade para alojar quinze mulheres, com ou sem filhos.

Esta casa abrigo para mulheres em risco constitui uma etapa intermédia de um percurso que se inicia com o acolhimento e a definição de um Projeto de Vida para estas mulheres, e eventuais descendentes, e que culmina na sua autonomização.

A Comunidade de Inserção vem completar a alargada oferta de serviços e estruturas de apoio social da Fundação COI, instituição privada de solidariedade social, sem fins lucrativos, fundada, em 1980. Vocacionada para a promoção da solidariedade social e para o desenvolvimento social e cultural, em especial, da comunidade em que está integrada, a Fundação COI tem criado estruturas sociais de apoio ao cidadão, durante todo o seu ciclo de vida, e implementado modelos de intervenção social que minimizam os fatores de exclusão e fomentam os valores de cidadania.