"O Serviço Social conduz à construção de uma postura plural, critica e promotora da efectividade dos Direitos Humanos e de Cidadania, baseada em princípios e valores inerentes à compreensão da Sociedade, promoção da Justiça Social e ao compromisso com o desenvolvimento da autonomia, emancipação e Empowerment dos sujeitos Sociais".

O Gabinete Social desenvolve a sua actividade integrando técnicos superiores da área social, cujo campo de acção se estende às várias valências e serviços da Instituição.

Este Gabinete tem como área de intervenção as valências de Creche, Jardim-de-infância, ATL, Lar de Jovens, Residência de Idosos, Centro de Acolhimento Temporário e Serviço de Apoio domiciliário.

É ainda no Gabinete Social que se realizam as entrevistas e os primeiros contactos para a integração de utentes nas valências acima descritas.

Os contactos estabelecidos com a população e/ou entidades externas são desenvolvidos conforme o tipo de valência a que se relacionam.

Todas as respostas que impliquem um acompanhamento, orientação e esclarecimento do ponto de vista socio-económico são alvo de estudo neste gabinete.