As unidades de alojamento para idosos constituem uma resposta social a esta realidade. Em conformidade, a residência de idosos dá prioridade a situações de grande dependência, abandono por parte dos familiares ou ausência dos mesmos, situações sócio-habitacionais precárias e carência económica, promovendo sempre e incondicionalmente a SOLIDARIEDADE, dando aos idosos um apoio de qualidade, a que todos têm direito.  


OBJECTIVO GERAL
Neste âmbito, e numa primeira fase, o objectivo geral da residência de idosos visa desenvolver actividades de apoio social a pessoas idosas, criando estruturas de alojamento colectivo de pequena dimensão que prestem, nas 24h do dia, em sete dias por semana, cuidados de saúde, higiene e conforto. Fornece alimentação, promove a autonomia e o bem-estar biopsicossocial, através de situações de convívio e animação social.

Pretende-se criar um Projecto Intergeracional, de ligação criança/idoso, através do incentivo à participação na vida social e cultural, reconhecendo e aproveitando o saber e experiência acumulada da pessoa idosa.

O Projecto Intergeracional prevê também a organização e desenvolvimento de saídas ao exterior de idosos e crianças onde seja promovida a partilha de conhecimentos e saberes entre gerações e paralelamente o desempenho de papéis socialmente úteis de acordo com interesses e capacidades.  


ÂMBITO DE ACÇÃO
A concretização da ideia intergeracional irá traduzir-se em Ateliê de Artes e Ofícios e Ateliê de Contos, dinamizados por técnicos e idosos, com participação das crianças utentes das valências de Pré-Escolar e ATL da Instituição. Os temas a ser explorados serão seleccionados em função dos interesses, necessidades e motivações das gerações envolvidas e em função do Projecto   Educativo das valências de infância bem como do respectivo  Plano de Actividades.

APOIOS E RECURSOS
Será feito um trabalho de cooperação com as entidades promotoras de Ocupação de tempos Livres para idosos nomeadamente a Câmara Municipal de Palmela e com todos os outros que reconhecidamente tenham trabalho realizado e apresentado na área do Turismo Sénior.


DOWNLOAD DE DOCUMENTOS:

Plano de Atividades

Ficha de Inscrição

Regulamento Interno

Contrato