O Lar é uma resposta Social que tem por finalidade o acolhimento de crianças e jovens em risco, no sentido de lhes proporcionar estruturas de vida tão aproximadas quanto possível às das famílias, com vista ao seu desenvolvimento global e futura integração social.

Neste equipamento são acolhidas 14 crianças/jovens que se incluam na faixa etária dos 0 aos 18 anos, cujo "projecto de vida" aponte para a institucionalização por um período prolongado, podendo estender-se até à maioridade ou até à criação de estruturas pessoais e educativas que lhe garantam a sua autonomia e integração social.

Estes jovens, por razões disfuncionais graves da sua estrutura familiar ou pela ausência da mesma, são encaminhados para este tipo de equipamento pelo Tribunal de Família e Menores, pela Segurança Social e pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ).

Na sua intervenção, o Lar conta com uma equipa multidisciplinar especializada (Assistente Social, Psicóloga, Psicopedagoga Educativa, Animadora Sócio Cultural e Auxiliares de Educação) que apoia os jovens na sua formação pessoal e educativa.

Constitui ainda objectivo deste equipamento, promover, sempre que possível, a reintegração dos menores na família e o acompanhamento social da mesma no sentido da criação de competências e co-responsabilização na formação pessoal dos menores acolhidos.

 

DOWNLOAD DE DOCUMENTOS:

Plano de Atividades